Som Do Dia

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

(Onde Ir) Mayu


Recém-inaugurado no bairro Sion, em Belo Horizonte, o Mayu propõe uma experiência inovadora na arte da culinária japonesa. Verdadeiro, saboroso e aconchegante são alguns dos significados da palavra Mayu.
A proposta da casa passa por todos esses conceitos, explicam os proprietários Mário Reis e Letícia Baptista.
Amantes da culinária japonesa, eles contam que o Mayu sintetiza tudo o que viram de melhor no Brasil em termos de ambiente, estrutura e cardápio. A escolha do local também foi criteriosa. Segundo Mário Reis, a região onde está localizado o Mayu é carente de restaurantes, por isso a nova casa foi recebida de braços abertos.

A consultoria gastronômica ficou por conta do chef Beto Haddad, e no comando da casa estão o chef Jayme Amaral, o sushiman Marcus Vinicius e, pilotando as robatas, o chef Marcos Antônio.

Para proporcionar um atendimento de alto nível, o Mayu conta com uma equipe de 25 funcionários, um número bastante acima da média para um restaurante desse porte, o que representa uma importante oferta de trabalho em Belo Horizonte.

Ambiente moderno
A casa tem capacidade para 120 pessoas e conta com um salão principal e um mezanino, totalmente climatizado.
A arquiteta Andréa Capanema criou um ambiente bem clean e moderno, em tons de vermelho, preto e branco. Chamam atenção os detalhes do balcão do sushi bar, em granito preto com mármore carrara e cadeiras italianas em acrílico.

Na decoração, o destaque é uma belíssima escultura na parede de uma carpa, de autoria do artista Edney do Carmo, de Mariana. O peixe foi escolhido para "abençoar" a casa pelo seu simbolismo: a carpa protagoniza inúmeras lendas no Japão, sempre associadas à força, garra e perseverança.
Cuidadosamente planejada, a iluminação dá um tom mais intimista ao ambiente e provoca resultados interessantes de sombras e luzes.

A beleza e o bom-gosto aparecem também nas peças gráficas da casa, assinadas pelo designer gráfico Leonardo Pereira.
Gastronomia criativa
O cardápio inova com técnicas especiais no preparo de sushis, sashimis, temakis e dos especiais Mayu, oferecidos com exclusividade pela casa, combinados com molhos, flambados ou preparados com o maçarico.
Febre nos restaurantes badalados de São Paulo, o menu-degustação, um dos diferenciais do cardápio do Mayu, proporciona um fascinante passeio pela criativa cozinha japonesa.
Entre as especialidades da casa estão também as robatas - deliciosos grelhados japoneses feitos em grelha de cerâmica vitrificada importada do Japão, proporcionando apetitosas sensações de aromas, cores e sabores. Destaque para as robatas de Quiabo, Shimeji, Salmão com Brócolis, Polvo com Batata e a especialíssima Berinjela Recheada com Atum.

Entre os pratos do sushi bar, estão o Ceviche de frutos do mar cozidos a frio no suco de limão siciliano com cebola, coentro, pimenta fresca e chips de batata, Ebi Spicy - tartar de salmão e camarão, envolto de salmão e flambado no curaçau blue e o Dragon Roll - ura de camarão, cream cheese, tekatsu, enrolado com salmão, atum e peixe branco.
Entre os pratos quentes, exclusividades como os Camarões Empanados com Coco e Chutney de Abacaxi e o Papelotes de Frutos do Mar - camarões e lulas com legumes ao curry thai assados em papel alumínio.
E quem pensa que restaurante japonês não tem opções de sobremesa se engana. Entre as escolhas dos clientes não devem faltar o Ice Tempura, a Banana da Terra Grelhada com Sorvete, Mousse de Rosas e um Petit Gateau, dos deuses.

Também vale a pena experimentar os deliciosos coquetéis do Mayu, criados pelo barman João Paulo, à base de sakês, espumantes, licores, frutas e condimentos especiais, além dos clássicos drinks, carta de vinhos e espumantes.

O restaurante abre também para almoço, com opções à la carte e pratos executivos da culinária japonesa.
Serviço:
- Endereço: Rua Rubim - 107 - Sion - Telefone/reservas: (31) 3225-6644/3225-1666
- Capacidade: 120 pessoas
- Funcionamento: de segunda a domingo, das 11h30 às 15h e a partir das 18h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário